Tecnologia do Blogger.
RSS

ATIV 02: TÉC. EM ADM - SEGURANÇA NA INTERNET

Hoje a internet está cada dia mais presente na vida e nos lares das pessoas. Acessamos a internet pelo computador, notebook, tablets, celular e até pela TV, estar conectado se tornou uma necessidade para muitas pessoas e empresas. Ler notícias da região ou do mundo, fazer compras, acessar a conta bancária, teclar com os amigos nas redes sociais, são algumas das diversas atividades que podemos realizar nesse mundo virtual.
Mas será que nossas informações, nossos dados, nossa privacidade estão TOTALMENTE protegidos e seguros?
De acordo com especialistas do setor de T.I. (Tecnologia da Informação), a resposta é NÃO.  Mas é possivel aproveitar todos os benefícios oferecidos pela internet de forma segura, desde que alguns cuidados sejam tomados e, para isto, é importante que você esteja informado dos riscos aos quais está exposto para que possa tomar as medidas preventivas.

O Centro de Estudos, Respostas e Tratamento de incidentes de segurança no Brasil (Cert.br) para ajudar a navegar com mais segurança na internet criou uma cartilha de boas práticas na internet. A Cartilha de Segurança para Internet é um documento com recomendações e dicas sobre como o usuário de Internet deve se comportar para aumentar a sua segurança e se proteger de possíveis ameaças.  No endereço abaixo, você poderá conhecer um pouco mais sobre segurança na internet.

Cartilha de Segurança para Internet 



AGORA É CRIME:

Para tentar coibir os chamados "cybercrimes", a Câmara dos Deputados aprovou no dia 15/05/2012 um  projeto de lei que criminaliza o uso indevido da internet. O texto aprovado prevê prisão de três meses a um ano para quem "devassar dispositivo informático alheio, conectado ou não a rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo, instalar vulnerabilidades ou obter vantagem ilícita". A mesma pena é aplicada para quem produz, oferece, distribui, vende ou difunde programa de computador com o intuito de permitir a invasão de computador alheio. A pena será maior - prisão de seis meses a dois anos - se a invasão resultar em obtenção de conteúdo de comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais e industriais e informações sigilosas.
 
====================================================================
Com base no texto acima e na cartilha de segurança na internet (link acima), comente sobre quais as principais recomendações e cuidados que o  usuário e a empresa podem ter para aumentar a sua segurança na Internet? (Deixe sua resposta nos comentários (identificar-se) ou leve impresso para o professor)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

9 comentários:

Anônimo disse...

as principais recomendações são bem básicas, mais que podem te livrar de golpes e ataques pela internet.agora uns exemplos de cuidados e segurança:verificar a se o site e confiável e se as pessoas e empresas são reais. Identificação: permitir que uma entidade1 se identifique, ou seja, diga quem ela é. Autenticação: verificar se a entidade é realmente quem ela diz ser.Confidencialidade ou sigilo: proteger uma informação contra acesso não autorizado. Disponibilidade:garantir que um recurso esteja disponível sempre que necessário. se são as mesmas pessoas e empresas que você interage no dia a dia.para a segurança de seu computador e necessário um antimalware e firewall pessoal, ativados assim você consegue proteger suas coisas pessoais de ações maliciosas. aluno: Uelison n°43

Tiagojolo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiagojolo disse...

Hoje em dia a internet é muito usada, e em nossa sociedade não conseguimos viver mais sem a internet, pois dependemos desta incrivel
Ferramneta para trabalhar se comunicar e para outros fins.
Mas não estamos totalmente seguros com essa ferramenta pois existem muitas pessoas com mas intençoes e que podem usar a internet para poder fraudar os outros. O que podemos fazer para que isso não aconteça, ter um bom anti-virus um anti spam, antimalware e firewall e manter essas ferramentas atualizadas e principalmente prestar muita atençao nos sites que navegamos.

Rogerio Alves disse...

A internet tem se mostrado uma ferramenta de muita utilidade para troca de informações, cratratar seviços, realizar compra, e manter contato com amigos e familiares. Mas, nem sempre ela pode ser considerada totalmente segura. Problemas que vão desde vírus até pessoas mal intencionadas podem ser encontrados na internet. Existe muitos perigos em navegar na web como:Existem vários tipos de vírus e todos eles são prejudiciais para o computador. É possível encontrá-los em diversos ambientes e,normalmente, o vírus infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e depois tenta se espalhar para outros computadores.O spam é uma mensagem eletrônica não autorizada pelos internautas, mas que são enviadas da mesma forma. Possuem o objetivo de lotar a caixa de e-mail de seus receptores e, algumas vezes, podem conter vírus que prejudicam o computador do internauta.Tambem existem paginas falsa que parecem com paginas verdadeiras, de banco por exemplo, mas na verdade sao falsa e estao ali pra roubar suas informações e senha.
Para manter segurança na internet fiquem longeda DEEPWEB (darkweb).
Aluno: Rogerio Alves ( http://teamprotec.tk)

Anônimo disse...

A Internet é um meio essencial para a realização de pesquisas escolares, acesso a conteúdo diferencial e realização de contatos e de novas amizades. Porém, a Internet também tem sido utilizada para a prática de violência expondo principalmente as crianças a situações perigosas. para evitar essas ameaças evitar entrar em links desconhecidos paginas suspeitas que aparecem cm jogos e informaçoes legais que sao suspeitas e ter um bom anti-virus no computador. João Gabriel n: 21

Anônimo disse...

a internet é uma rede que proporciona diverssas experiencias importantes.pesquisas,compras,trocas de imformações,compras,trocas de mensagens,acesso a imformações..porem nao esta segura de tudo existem vírus todos prejudiciais ao computador mas podemos evitar isso.Faça sempre as atualizações necessárias do seu sistema operacional;Nunca instale programas piratas no computador, eles podem trazer vírus ou outros programas perigosos; Não clique em links mostrados por e-mails desconhecidos,Eles costumam instalar vírus Deixe o firewall do Windows sempre ativado;
tenha um bom anti-vírus. fernando henrique n:14

Anônimo disse...

Vilma da Silva Santos Benetão


Segurança na Internet.

Atualmente a internet está sendo muito utilizada na vida das pessoas. Hoje podemos acessar a internet de qualquer lugar que estivemos, basta tem em mãos um tablet, notebook ou ate mesmo através de celulares, basta ter android neles. A internet se tornou muito essencial, tanto para ver uma noticia, como fazer compras ou ate mesmo utilizar ela em comércios. Mas as informações que deixamos em nossos computadores elas não são totalmente seguras muito menos as que tiramos da internet. Mas algumas coisas ainda da para ser tirado da internet, sempre tomando cuidado, e é importante que você saiba dos riscos que você ta correndo. E sempre tem umas pessoas que não tem o que faze da vida fica tentando fuça nos computadores das pessoas tentando entra através de outros computadores nas redes sociais ou ate mesmo em documentos de trabalho, mas isso é crime. Se alguém tentar adulterar ou destruir documentos que devidamente não são seus a pessoa vai presa de três meses a um ano por violação. A mesma pena é dada a quem oferece ou distribui programas de computadores com o intuito de permitir a invasão dos computadores alheios. A pena será maior de seis meses a dois anos feita pelo individuo resultar em obtenção de segredos comerciais e industriais e informações sigilosas.

Anônimo disse...

Sergio Ribeiro Benetão

Segurança na Internet

Nos dias de hoje, a internet esta cada vez mais, sendo utilizada na vida das pessoas, desde crianças ate os idosos. Atualmente ficou muito fácil a utilização da internet, pois pode ser ter o acesso a ela pelo computador, notebook, tablets, celular e até pela TV, estar conectado se tornou uma necessidade para muitas pessoas e empresas. Com o avanço da internet, o que uma pessoa tivesse que comprar em qualquer outro lugar fora d sua cidade, para ela não ter que se deslocar para fora da cidade, ela poderia simplesmente por meio da internet fazer o pedido de seu produto que a empresa imediatamente iria fazer o modo de pagamento e após a aprovação do pedido iria despachar o produto até seu cliente em sua residência. Mas isso pode não ser muito seguro se a pessoa entrar em um site qualquer e deixar seus dados, pois o dono do site pode usar as informações do cliente para fazer uso de má fé com os dados do mesmo. Hoje sites especializados, divulga informações que ajudam a proteger mais seus dados na internet, se alguma pessoa tentar usar seus dados de má fé e você saber que isso esta ocorrendo, você pode denunciá-lo e este usuário poderá estar pegando de três meses a um ano de prisão por estar usando indevidamente e sem permissão nenhuma os dados dos documentos alheios.

Anônimo disse...

Com certeza a internet é uma facilidade para todos, mas devemos tomar alguns tipos de cuidado com o que colocamos nas redes,tem muitos tipos de programas que são seguros. Tomar cuidado com o que coloca na internet, com quem conversa, mensagem que pode levar ao impostor identificarem você, tomar cuidado com senhas verificar se não ficou gravada e etc. Existe muitos outros tipos de segurança é só pesquisar e ficar atento a qualquer mudança no seu computador e ter um bom anti-vírus. Regiane do Couto nº36

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante. Contribua, comente sobre o assunto.

Já Visitaram esse Blog: