Tecnologia do Blogger.
RSS

O PODER DO ÓCIO CRIATIVO


Nosso pais é campeão de feriados. Do ponto de vista econômico, quando a maioria dessas datas se convergem em dias úteis, se transforma em um prejuízo incalculável para o nosso pais. Mas não quero aqui me colocar como um "caxias", pelo contrário, como bom brasileiro também gosto de um merecido descanso, mas como administrador, não posso deixar de aproveitar o lado produtivo que essas datas proporcionam. E é por isso que quero lhe apresentar o PODER DO ÓCIO CRIATIVO, e nada melhor que um feriadão em plena segunda-feira para colocar em prática esses conceitos.

Sabe-se que o ócio nada mais é do que a folga ou repouso do trabalho. O dicionário da língua portuguesa, define a palavra ócio, como sendo "Ausência de ocupação". Ao refletir sobre como os indivíduos utilizam esse tempo, e como ele está cada vez mais escasso na vida moderna, o sociólogo italiano Domenico De Masi,  buscou formas de entender e melhor aproveitar os principais aspectos da existência humana, que são definidos por ele como sendo o trabalho, o conhecimento e o lazer, criando assim o termo ÓCIO CRIATIVO.

Para Domenico, o  tempo é algo muito precioso, e quando bem aproveitado pode ser capaz de gerar valor, tanto para o individuo, quanto para a organização. Assim, através de um pouco de disciplina, o individuo pode utilizar de seus momentos de ociosidade dentro ou fora da empresa, quando seus níveis de estresse e preocupações diminuem, afim de liberar sua capacidade de produção de idéias. Inicia-se então o ócio criativo.  

“Aquele que é mestre na arte de viver faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu tempo livre, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Distingue uma coisa da outra com dificuldade. Almeja, simplesmente, a excelência em qualquer coisa que faça, deixando aos demais a tarefa de decidir se está trabalhando ou se divertindo. Ele acredita que está sempre fazendo as duas coisas ao mesmo tempo” (Domenico de Masi, O Ócio Criativo).
 Quando  se busca usar o tempo de forma produtiva, sem tornarmos escravos dele, nos abrimos a capacidade de inovação, de geração de conhecimento. E assim, através de momentos descontraídos, que vai desde a leitura de um bom livro até uma espiadinha nas redes sociais, um filme em casa ou cineminha no shopping com os amigos, que muitas vezes surgem as ideias mais criativas e espetaculares, que normalmente nos chegam em formas de Insights. É nesse momento, já com a mente disciplinada, que devemos registrar de algum modo esses fragmentos de informações afim de analisá-los conscientemente no momento mais adequado.

 Assim, através desses momentos únicos de insigths, que o ócio criativo proporciona, que normalmente, conseguimos respostas para as mais diversas perguntas do nosso cotidiano. Assim, para começarmos a disciplinar sua mente, lhe deixo algumas perguntas, para que você reflita enquanto curte seu feriadão.

- Qual meu principal objetivo de vida?
- Como posso alinhar minha qualidade de vida, com meus estudos e trabalho?
- O que eu posso fazer hoje de diferente e inovador para melhorar meus resultados em minha empresa?

UM MERECIDO DESCANSO, E QUE SEU ÓCIO SEJA SEMPRE CRIATIVO. SUCESSO!




ELEANDRO GOULART GONÇALVES. Administrador, Professor, Palestrante.  Pós-Graduado em Administração Empresarial: Gestão Financeira e Logística. Experiência em administração empresarial no setor de TI, proficiente em informática, setor em que atua a mais de 12 anos.


 


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante. Contribua, comente sobre o assunto.

Já Visitaram esse Blog: